Oradores
Palestras
Célia Prata
Célia Prata é docente no Departamento de Educação Especial da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP) na Covilhã. Detém um Doutoramento e um Mestrado em Educação, com uma pós-graduação em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor. Em 2021, foi finalista do Global Teacher Prize Portugal.Atua como coordenadora do Departamento de Educação Especial, da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão, bem como do Centro de Apoio à Aprendizagem. É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo conduzido várias ações de formação. Além disso, é autora de comunicações apresentadas em Congressos Nacionais e Internacionais.
Paulo Serra
Paulo Jorge Calmeiro dos Reis Serra é professor, desde 1993, no Departamento de Matemática e Informática do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENACB) e Assistente Convidado, desde 2003, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico (EST-IPCB), ambas em Castelo Branco.
Licenciado em Informática Empresarial pela Universidade Internacional (UI) de Lisboa e Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos, pelo IPCB. É detentor ainda das pós-graduações em Sistemas de Informação, em Educação Especial - domínio cognitivo e motor e, por último, em Supervisão e Avaliação Escolar pelo IPCB.
Em 2020, foi finalista do prémio em educação Global Teacher Prize Portugal e, em 2022, finalista (top 5) do prémio promovido pela Europris, Prison Achievement Award, com o projeto “Involve prisoners in the development of ICT devices to assist disabled people”.
Desenvolve atividade como Coordenador e Mediador dos cursos de Educação e Formação de Adultos, de nível Secundário, em meio prisional. É coautor do projeto +Power (http://www.maispower.pt), projeto de dupla inclusão – Social e Educativa e também Conselheiro do programa educativo Apps for Good, bem como Embaixador dos Laboratórios de Aprendizagem, na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação.
Ana Rita Carrilho
Ana Rita Carrilho é Professora Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (UBI). É Doutora em Letras (Linguística) pela mesma universidade e é membro integrado do centro de investigação LabCom, desenvolvendo investigação na área da Linguística Aplicada ao ensino de Língua Estrangeira/Língua Segunda e Português como Língua Não Materna. Atualmente, é Presidente do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, onde tem desempenhado, ao longo dos anos, os cargos de diretora do Curso de Português Língua Estrangeira e de Coordenadora do Local de Aplicação e Promoção de Exames (LAPE), um protocolo com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
Sónia Moreira
Sónia Moreira é Professora Ajunta no Departamento de Supervisão Pedagógica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE IPPorto). É Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.É doutorada em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha, licenciada em Ciências da Educação pela FPCEUP, Porto e bacharel em Professores do Ensino Básico (1.º Ciclo) pelo ISEC, Lisboa.Encontra-se a realizar o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com especialidade em Prática e Investigação Pedagógica e Didática, na UTAD. É mentora e Coordenadora Nacional do COOPERA- Projeto de intervenção e inovação pedagógica desde outubro de 2016; integrado no Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola +21I23, com continuidade no Plano 23I24 Escola+, conforme estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 9/2021, de 7 de julho (RCM). Tem como suporte o roteiro “Recuperar incluindo com a Aprendizagem Cooperativa”. É Presidente da PACL- Associação Portuguesa de Aprendizagem Cooperativa, desde 13 setembro de 2021. Desenvolve o seu trabalho científico como investigadora colaboradora no Insite - Piaget Research Center for Ecological Human Development e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e E-Learning), sendo co-orientadora de teses de mestrado. Foi coordenadora da pós-graduação em Supervisão Pedagógica e avaliação em Educação no Instituto Piaget. Galardoada com o 1.º lugar do Global Teacher Prize Portugal 2020 (3.ª edição), prémio internacionalmente considerado como o “nobel da educação”. Fez parte do TOP 50 do prémio do Global Teacher Prize mundial 2021, representando Portugal entre 12.000 participantes. Membro do Global Teachers Ambassadors desde 2021. Os seus interesses atuais centram-se na formação contínua e inicial de professores, na dinamização, coordenação, acompanhamento e monitorização de projetos de inovação pedagógica e educacional baseados em metodologias ativas de ensino e aprendizagem com recurso a tecnologias educativas.
Paulo Almeida
Paulo Almeida licenciou-se em Química Aplicada - Química Orgânica em 1987 pela Universidade Nova de Lisboa e, em 1991,defendeu o seu doutoramento em Química - Química Orgânica pela mesma universidade. Em 2008, obteve o título de Agregação em Química pela Universidade da Beira Interior (UBI). A partir de 1992, iniciou suas atividades académicas na Faculdade de Ciências da UBI, sendo desde 2009 Professor Catedrático. Desde 2010, é membro integrado do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI). De 2009 a 2013, foi vice-reitor para a Educação e Internacionalização da UBI. Desde novembro de 2017, é Presidente da Faculdade de Ciências da UBI, tendo sido impulsionador de vários projetos entre os quais o atual Centro Interativo de Ciências da UBI o qual se prevê estar concluído durante o ano de 2025
Sofia Malheiro
Sofia Malheiro da Silva é Professora Auxiliar Convidada da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. Doutorada em Ciências da Educação, especializada em Comunicação Educacional Multimédia, pela Universidade Aberta de Lisboa, Portugal; Mestre e Licenciada em Ciências da Educação, especializada em Teoria da Educação e Desenvolvimento Curricular e Educação Especial, respetivamente, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Dedica a sua vida profissional, há mais de duas dúzias de anos, à docência no Ensino Superior nacional e estrangeiro e à investigação em Currículo e Didática, Educação Especial, Educação a Distância na especificidade da Educação Digital, Pedagogia do e-Learning, Acessibilidade e Inclusão. É investigadora integrada no Centro de Investigação LE@D-Laboratório de Educação a Distância e e-Learning, Universidade Aberta, onde coordenada e participa em projetos na área da literacia digital, inclusão e acessibilidade. Mentora do PLEaDon - Projeto de Literacia em Educação a Distância Online – Foco Inclusão Escolar ANGOLA.
Miguel Gonçalves
Miguel Gonçalves é Comunicador de Ciência no Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva e formador. Nasceu no Porto a 10 de Maio de 1978, ingressou no curso de Física/Matemática aplicada (Astronomia) da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto em 1996 e foi Coordenador Nacional da The Planetary Society (Sociedade Planetária), a maior agência espacial não governamental do Mundo, cargo que ocupou até Fevereiro de 2019. Trabalhou no mercado livreiro e editorial e apresenta desde 2011 a rubrica da RTP “A Última Fronteira” inserido no programa noticioso “Bom Dia Portugal” nas manhãs de domingo, assinou durante 2 anos uma coluna no jornal i dedicado à Exploração Espacial e foi cronista da revista “JN História”. Desde Fevereiro de 2020 que também integra o Conselho Consultivo do Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e foi distinguido com o “Prémio Ciência Viva Media 2023”.
Sessões Interativas
Albino Pinto
Albino Rafael Pinto é professor no Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras, Licenciado em Física pela Universidade da Beira Interior e Mestre em Física pela Universidade do Minho. Desenvolve simulações utilizando ferramentas computacionais de acesso gratuito. É autor do blog: http://fisicanalixa.blogspot.com/, e do canal: https://www.youtube.com/@fisicanalixa.
Tem vários artigos publicados na Gazeta de Física e Recursos digitais que foram premiados pela Casa das Ciências. É coautor de um livro de exercícios de Física para o 11.º ano. Em 2022 ganhou o “Prémio André Freitas – Boas práticas pedagógicas” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física. É embaixador, em Portugal, da aplicação phyphox que é uma referência mundial.
Carlos Saraiva
Carlos Saraiva é Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra, Mestre em Ensino de Física e Química pela Universidade de Aveiro e professor no Agrupamento de Escolas de Trancoso. Tem vários artigos publicados na Gazeta de Física e em revistas internacionais. É também coautor de recursos digitais que foram premiados pela Casa das Ciências e coautor de um livro de exercícios de Física para o 11º ano. É embaixador, em Portugal, da aplicação phyphox que é uma referência mundial.
Ana Maia Fernandes
Ana Maia Fernandes é Professora de Física e Química do Ensino Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana e aluna do 3º de Doutoramento no curso de Educação, na Universidade da Beira Interior. A sua tese de doutoramento insere-se na temática da relação entre o género e a aprendizagem e ensino de Física.
Ana Rita Carrilho
Ana Rita Carrilho é Professora Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (UBI). É Doutora em Letras (Linguística) pela mesma universidade e é membro integrado do centro de investigação LabCom, desenvolvendo investigação na área da Linguística Aplicada ao ensino de Língua Estrangeira/Língua Segunda e Português como Língua Não Materna. Atualmente, é Presidente do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, onde tem desempenhado, ao longo dos anos, os cargos de diretora do Curso de Português Língua Estrangeira e de Coordenadora do Local de Aplicação e Promoção de Exames (LAPE), um protocolo com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
Renato Boto
Renato Emanuel Félix Boto, é Professor Associado no Departamento de Química e membro da Unidade de Investigação “CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde”, na Universidade da Beira Interior. A investigação que tem desenvolvido incide principalmente na área da Química Orgânica. Nos últimos anos tem sido responsável por lecionar Unidades Curriculares na área da Química Orgânica e na Química Medicinal, ambas com uma forte componente na área da Bioinformática, recorrendo com bastante frequência ao uso de programas computacionais, nomeadamente para o desenho de estruturas químicas, cálculo de propriedades e dados espetroscópicos. As suas publicações têm incidido principalmente na síntese de novos compostos corados com potenciais aplicações no tratamento do cancro recorrendo igualmente ao uso desses softwares.
Rogério Serôdio
Rogério Pedro Fernandes Serôdio é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI) e membro do Centro de Matemática e Aplicações da Universidade da Beira Interior (CMA-UBI). A investigação que tem desenvolvido incide principalmente na área de Álgebra Linear. Nos últimos anos tem sido responsável por lecionar Unidades Curriculares na área da Álgebra Linear e também de Análise Numéricas para os cursos de Biomédicas e Bioquímica. No último ano foi também responsável pelo curso de formação contínua Introdução ao LaTeX. As suas publicações têm incidido principalmente nos quaterniões/octoniões e na teoria dos permanentes.
Filipe L. S. Monteiro
Filipe LS Monteiro é colaborador do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA). Trabalhou na Indústria, com funções na área da qualidade, de direção de produção e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Abraçou então o papel de escritor, tendo publicado um romance e quatro livros infantojuvenis. A partir de 2018 integrou o grupo de investigação REPAIR, da UA, na procura de soluções aplicadas ao Ambiente e recuperação de elementos de alto valor económico e/ou estratégico, participando na escrita de alguns artigos científicos. É também divulgador de ciência, realizando sessões de promoção da Química com recurso ao ilusionismo.
Maria José Alves
Maria José Alves é licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo (também pela UA) desde 2004, e é parte integrante em todos estes projetos que ligam a “Ciência” à “Magia”. Nessa parceria, organiza e colabora nas oficinas de ciência, sendo “elemento-chave” na sua delineação. É a “verdadeira personagem oculta por detrás da magia”, fazendo desta uma dupla de sucesso…
Mesa Redonda
Pedro Ricardo Morais Inácio
Pedro Ricardo Morais Inácio é professor associado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI). Leciona unidades curriculares relacionadas com cibersegurança e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É atualmente Pró-Reitor para a Universidade Digital e Data Protection Officer (DPO) da UBI.
Tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática, obtidos na UBI em 2005 e 2009, respetivamente. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É membro sénior IEEE, associado ACM e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), onde lidera atualmente o grupo Network Applications and Services – Covilhã (NAS-Cv). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação e simulação assistida por computador. Tem cerca de 70 publicações em livros, revistas e conferências científicas internacionais com revisão por pares. Revê com frequência artigos para revistas IEEE, Springer, Wiley e Elsevier. É membro regular do Comité Técnico de diversas conferências e seminários de referência nacionais e internacionais, como a ACM SAC, a IEEE NCA, a IFIPSEC ou a ARES. É atualmente Editor Associado da revista IEEE Access.
Paulo Serra
Paulo Jorge Calmeiro dos Reis Serra é professor, desde 1993, no Departamento de Matemática e Informática do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENACB) e Assistente Convidado, desde 2003, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico (EST-IPCB), ambas em Castelo Branco.
Licenciado em Informática Empresarial pela Universidade Internacional (UI) de Lisboa e Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos, pelo IPCB. É detentor ainda das pós-graduações em Sistemas de Informação, em Educação Especial - domínio cognitivo e motor e, por último, em Supervisão e Avaliação Escolar pelo IPCB.
Em 2020, foi finalista do prémio em educação Global Teacher Prize Portugal e, em 2022, finalista (top 5) do prémio promovido pela Europris, Prison Achievement Award, com o projeto “Involve prisoners in the development of ICT devices to assist disabled people”.
Desenvolve atividade como Coordenador e Mediador dos cursos de Educação e Formação de Adultos, de nível Secundário, em meio prisional. É coautor do projeto +Power (http://www.maispower.pt), projeto de dupla inclusão – Social e Educativa e também Conselheiro do programa educativo Apps for Good, bem como Embaixador dos Laboratórios de Aprendizagem, na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação.
Célia Prata
Célia Prata é docente no Departamento de Educação Especial da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP) na Covilhã. Detém um Doutoramento e um Mestrado em Educação, com uma pós-graduação em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor. Em 2021, foi finalista do Global Teacher Prize Portugal.Atua como coordenadora do Departamento de Educação Especial, da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão, bem como do Centro de Apoio à Aprendizagem. É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo conduzido várias ações de formação. Além disso, é autora de comunicações apresentadas em Congressos Nacionais e Internacionais.
Ana Rita Carrilho
Ana Rita Carrilho é Professora Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (UBI). É Doutora em Letras (Linguística) pela mesma universidade e é membro integrado do centro de investigação LabCom, desenvolvendo investigação na área da Linguística Aplicada ao ensino de Língua Estrangeira/Língua Segunda e Português como Língua Não Materna. Atualmente, é Presidente do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, onde tem desempenhado, ao longo dos anos, os cargos de diretora do Curso de Português Língua Estrangeira e de Coordenadora do Local de Aplicação e Promoção de Exames (LAPE), um protocolo com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
Sónia Moreira
Sónia Moreira é Professora Ajunta no Departamento de Supervisão Pedagógica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE IPPorto). É Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.É doutorada em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha, licenciada em Ciências da Educação pela FPCEUP, Porto e bacharel em Professores do Ensino Básico (1.º Ciclo) pelo ISEC, Lisboa.Encontra-se a realizar o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com especialidade em Prática e Investigação Pedagógica e Didática, na UTAD. É mentora e Coordenadora Nacional do COOPERA- Projeto de intervenção e inovação pedagógica desde outubro de 2016; integrado no Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola +21I23, com continuidade no Plano 23I24 Escola+, conforme estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 9/2021, de 7 de julho (RCM). Tem como suporte o roteiro “Recuperar incluindo com a Aprendizagem Cooperativa”. É Presidente da PACL- Associação Portuguesa de Aprendizagem Cooperativa, desde 13 setembro de 2021. Desenvolve o seu trabalho científico como investigadora colaboradora no Insite - Piaget Research Center for Ecological Human Development e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e E-Learning), sendo co-orientadora de teses de mestrado. Foi coordenadora da pós-graduação em Supervisão Pedagógica e avaliação em Educação no Instituto Piaget. Galardoada com o 1.º lugar do Global Teacher Prize Portugal 2020 (3.ª edição), prémio internacionalmente considerado como o “nobel da educação”. Fez parte do TOP 50 do prémio do Global Teacher Prize mundial 2021, representando Portugal entre 12.000 participantes. Membro do Global Teachers Ambassadors desde 2021. Os seus interesses atuais centram-se na formação contínua e inicial de professores, na dinamização, coordenação, acompanhamento e monitorização de projetos de inovação pedagógica e educacional baseados em metodologias ativas de ensino e aprendizagem com recurso a tecnologias educativas.
Rui Pacheco
Dirige, desde 1995, a Divisão de Tecnologias Educativas da Porto Editora, unidade orgânica deste Grupo Editorial responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos na área das tecnologias da informação e comunicação multimédia.Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Ramo Científico, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com formação complementar na área da Edição Digital, Gestão de Empresas e UX, possui mais de 25 anos de experiência nesta área, estando ligado à conceção de produtos e serviços como a Diciopédia, a Infopédia, o Educare.pt, e as plataformas Escola Virtual, Academia Virtual, Português Mais Perto e ABC123. É presentemente membro do Conselho Geral da Universidade Aberta.