top of page

Programa Final

sexta_edited.jpg
sabado_edited.jpg

 

1. Atividades práticas com a Phyphox
     
Albino Pinto - Professor no Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras

     Carlos Saraiva - Professor no Agrupamento de Escolas de Trancoso

2. Ensinar, Avaliar e Aprender na Era dos Generative Pre-trained Transformers (GPT)  

    João Bernardo Sequeiros - Assistente Convidado do Departamento de Informática da UBI

3. ChemSketch: Uma Ferramenta Didática para Ensino da Química

    Renato Boto - Professor Associado no Departamento de Química da UBI

4. Quadros Interativos e Práticas Pedagógicas

    Rogério Serôdio - Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da UBI

5. Avalia um Trabalho pela Capa - Construir o Conhecimento pela Criatividade

    Pedro Carvalho - Professor em Mobilidade no Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Nota: O número de inscrições nas sessões interativas é limitado. 

Sessões Interativas
      

Poderão participar em 2 sessões interativas.

Resumos das Sessões Interativas

1. Atividades práticas com a Phyphox     

    Albino Pinto e Carlos Saraiva

A variedade de sensores, a sua portabilidade e a sua acessibilidade fazem dos telemóveis e das aplicações um excelente recurso digital para ser explorado. Nesta oficina serão realizadas diversas atividades práticas relacionadas com conteúdos de Física utilizando a aplicação phyphox, permitindo que os participantes possam experimentar e explorar as suas funcionalidades.

Material: Os formandos devem trazer um telemóvel com a aplicação phyphox instalada. Um computador também será útil, mas não fundamental.

2. Ensinar, Avaliar e Aprender na Era dos Generative Pre-trained Transformers (GPT)  

    João Bernardo Sequeiros

Os Generative Pre-trained Tranformers (GPTs) têm provocado uma alteração paradigmática na capacidade de gerar textos relacionados com um determinado tema de forma considerável, criando novos desafios no processo de aprendizagem, principalmente nas avaliações. Por esta razão, é necessário adaptar o processo de ensino e de avaliação, tendo em conta que este tipo de ferramentas se encontram disponíveis para todos, e também alertar para as vantagens, desvantagens e limitações deste tipo de tecnologias, e como estas podem ser usadas como auxílio no processo de redação de documentos, mas sempre com a visão de que não substituem o elemento humano. Os processos de avaliação necessitam também de ser adaptados a esta nova realidade, para garantir a justiça e a garantia de que a avaliação mantém o seu propósito original: verificar a eficácia da transmissão do conhecimento. O propósito desta oficina será, pois, a familiarização com este tipo de tecnologia, e a discussão de novas potenciais metodologias para ensino e avaliação num mundo em que estas estão presentes, e com as quais necessitamos conviver.

Palavras-chave: Ensino, Avaliação, GPT.

3. ChemSketch: Uma Ferramenta Didática para Ensino da Química

    Renato Boto

No ensino da Química, nem sempre se torna fácil o trabalho de um Professor em motivar os seus alunos para a aprendizagem dos conteúdos a lecionar. Como tal, a sua transmissão de uma forma mais diversificada e dinâmica pode ser um ponto chave na aceitação dos mesmos. Assim, a utilidade dos softwares computacionais como ferramenta de apoio e recurso didático auxiliar ao ensino da Química será o foco principal desta sessão. Será explorado essencialmente o software freeware ACD/ChemSketch®, um programa que permite não só o desenho de estruturas químicas, sua nomenclatura e cálculo de propriedades, como também o estudo dos elementos da tabela periódica, do material de laboratório ou das diversas montagens laboratoriais. Serão ainda apresentados outros software comerciais e respetivas potencialidades no desenvolvimento de fármacos como exemplo.

Palavras-chave: ACD/ChemSketch, ensino da química

Material: Os formandos devem trazer um computador com o programa ChemSketch instalado

https://www.acdlabs.com/resources/free-chemistry-software-apps/chemsketch-freeware/#chemsketch_modal

4. Quadros Interativos e Práticas Pedagógicas

    Rogério Serôdio

Comunicar e motivar é um fator importante no meio escolar. O aparecimento há alguns anos dos quadros interativos (QI) contribuiu para diversificar os recursos pedagógicos, melhorando a comunicação e ajudando a aumentar a motivação na sala de aula.

Nesta oficina vamos explorar as funcionalidades dos QIs e algumas aplicações disponíveis no sentido de aumentar os recursos pedagógicos. O objetivo é capacitar os docentes na utilização dos QIs, fazendo uso dos mais diversos recursos disponíveis nos QIs.

Palavras-chave: Escola, Novas tecnologias, Quadro Interativo

5. Avalia um Trabalho pela Capa - Construir o Conhecimento pela Criatividade

    Pedro Carvalho

Um Trabalho (Individual ou a Pares) que tem de ter Capa. Uma Capa com um título, uma imagem e uma lógica na sua elaboração. É o tema/conceito/conteúdo a ser, ele próprio, resultado de um pensamento construtivo.

É a (minha) “Matemática Criativa”, onde cada aluno se aventura nos processos de “criação” – relacionar a imaginação com o raciocínio, construir um objeto/conhecimento a partir de si próprios, das suas experiências como matemáticos, com base no mundo real.

E, deste modo, fazer com que a aprendizagem de cada aluno seja uma aventura das ideias, com afetividade, sensibilidade e criatividade.

É potenciar a aprendizagem significativa de cada aluno ?

Palavras-chave: Matemática, Criatividade, Conhecimento.

bottom of page