top of page

Oradores

Palestras

Alipio Jorge.jpg

Alípio Jorge

Alípio Jorge é professor catedrático da FCUP e investigador do INESC TEC. É diretor do Departamento de Ciência de Computadores e Coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão. Fez sempre investigação em machine learning, incluindo programação em lógica indutiva, extração de padrões frequentes, sistemas de recomendação e processamento de linguagem natural. Esteve no lançamento dos mestrados em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (FEP) e em Ciência de Dados (FCUP), assim como da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (FCUP+FEUP). Foi sherpa por Portugal junto da Comissão Europeia e responsável pela redação do documento da Estratégia Portuguesa de Inteligência Artificial.

Assunção Flores

Maria Assunção Flores doutorou-se em educação na Universidade de Nottingham e é Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Foi visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Atualmente, é diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança e presidente do Conselho do Instituto de Educação. Desempenhou os cargos de chair do Board of Directors da International Council on Education for Teaching (ICET) e de Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). É diretora da European Journal of Teacher Education e diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice. É membro fundador e foi presidente da direção da Associação EstreiaDiálogos. Ensina e investiga no âmbito da formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade e trabalho docente, currículo e avaliação, tendo mais de 250 publicações nestes domínios. É ainda membro do Conselho Geral do IAVE,I.P. e do Conselho Nacional de Educação onde coordena a Comissão Especializada Permanente “Professores e outros profissionais da educação”. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação do ICET, na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2022, e pelo segundo ano consecutivo, integrou a lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, pela Universidade de Stanford (EUA) e pela Elsevier. Em 2023 foi galardoada com o prémio Michael Huberman da American Educational Research Association (AERA), a mais destacada associação internacional de investigação em educação.

Assunção Flores.jpg
10.jpg

Filipe L. S. Monteiro
Maria José Alves 

​Filipe LS Monteiro integra o Grupo de Investigação REPAIR do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), sendo licenciado em Química Analítica desde 1988. É autor de diversos livros, com destaque para o infantojuvenil “Mestre Carbono, o Cientista”, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos de Temas Científicos e que mereceu uma recensão crítica muito favorável no Boletim “Química 136” da Sociedade Portuguesa de Química. É ainda autor e coautor de artigos científicos na área da Química Ambiental. Membro das duas principais associações de Ilusionismo em Portugal (Clube Ilusionista Fenianos e Associação Portuguesa de Ilusionismo), juntamente com a esposa, Maria José Alves, produzem um “Espetáculo de Ciência e Magia” que enche as salas onde o têm exibido. Apresentam também “A Química do Amor”, uma palestra onde falam das substâncias químicas precursoras deste sentimento, sempre com a magia em pano de fundo. Têm percorrido o país a falar de Ciência e da Magia da Química do Amor em sessões de grande impacto, confirmando este casamento perfeito entre a Ciência, a Magia e os Livros”. Conheçam mais em www.filipelsmonteiro.com/

Gabriel Gerber Hornink

​Gabriel Gerber Hornink é Professor Associado do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil. Atua como professor de Bioquímica e Ciência da cerveja na graduação e na pós-graduação em Educação. Atua como líder do grupos de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino e co-líder do grupo Bioquímica InterAção.  Desenvolve trabalhos na área de tecnologias educacionais, formação de professores e produção cervejeira. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7615930937088442

Imagem12.jpg
Imagem1.jpg

Jaime Carvalho e Silva

Jaime Carvalho e Silva é Professor Associado do Departamento de Matemática da FCT da Universidade de Coimbra. Membro do Centro de Investigação Matemática CMUC (UC). Responsável por disciplinas do 1º ano de cursos de Engenharia/Ciências/Gestão e do Mestrado em Ensino de Matemática da FCTUC. Docente do Programa de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica. Coordenador do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da FCTUC. Autor de textos para o Ensino Básico, Secundário e Superior. Premiado duas vezes com o prémio Sebastião e Silva da SPM para manuais escolares. Co-autor dos programas de Matemática para o Ensino Secundário de 1997 e 2003, incluindo Matemática A e B, MACS e Matemática dos Cursos Profissionais e Artísticos. Coordenador do Grupo de Trabalho de Matemática nomeado pelo ME (2018-2020) e Coordenador do grupo encarregue de elaborar as AE para o Secundário (2021-2022). Membro da Comissão Executiva e Secretário-Geral do ICMI-Comissão Internacional para a Instrução Matemática (2008-2010 e 2010-2012 respetivamente).

João Fernandes

João Fernandes é Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC) e é doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII (1996). Obteve a agregação em Física (ramo Astrofísica) pela Universidade de Coimbra (2014). As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, física solar e a história da Astronomia em Portugal. É coordenador Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra desde abril de 2021. É Diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da UC desde fevereiro de 2022.

download.png

João Carlos de Matos Paiva

João Carlos de Matos Paiva é Professor Associado com Agregação (em Didática) no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação. É coordenador do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É autor de cerca de 40 livros, uma trintena dos quais são manuais escolares.

João Preto Gomes

João Preto Gomes tem 30 anos de experiência na área da Internet, Sistemas de Informação e Segurança. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e trabalhou na Portugal Telecom, Sonae e Cisco. Atualmente é Diretor dos Serviços Avançados da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que inclui o Arquivo.pt (https://arquivo.pt/), a Nau – Sempre a Aprender (https://nau.edu.pt), Multimédia e o CERT da rede académica e científica portuguesa (https://www.fccn.pt/seguranca/rcts-cert/).

Imagem4.jpg
Design sem nome_edited.jpg

Miguel Oliveira Panão

​Miguel Oliveira Panão é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e um curioso da aprendizagem. Ao ensinar a disciplina de Transmissão de Calor, procurando trazer a investigação que fazia em atomização de líquidos, teoria construtal e teoria da informação para o que ensinava, apercebeu-se de que não podia melhorar o ensinar se não estivesse sempre a aprender. Aprende mais com os alunos do que eles imaginam e acredita que o futuro do ensino está no desenvolvimento de um espírito apreendedor.

Sessões Interativas

albino_rafael_pinto.jpg

Albino Pinto

Albino Rafael Pinto é professor no Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras, Licenciado em Física pela Universidade da Beira Interior e Mestre em Física pela Universidade do Minho. Desenvolve simulações utilizando ferramentas computacionais de acesso gratuito. É autor do blog: http://fisicanalixa.blogspot.com/, e do canal: https://www.youtube.com/@fisicanalixa.
Tem vários artigos publicados na Gazeta de Física e Recursos digitais que foram premiados pela Casa das Ciências. É coautor de um livro de exercícios de Física para o 11.º ano. Em 2022 ganhou o “Prémio André Freitas – Boas práticas pedagógicas” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física. É embaixador, em Portugal, da aplicação phyphox que é uma referência mundial.

Carlos Saraiva

Carlos Saraiva é Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra, Mestre em Ensino de Física e Química pela Universidade de Aveiro e professor no Agrupamento de Escolas de Trancoso. Tem vários artigos publicados na Gazeta de Física e em revistas internacionais. É também coautor de recursos digitais que foram premiados pela Casa das Ciências e coautor de um livro de exercícios de Física para o 11º ano. É embaixador, em Portugal, da aplicação phyphox que é uma referência mundial.

Carlos Saraiva.jpg
Imagem2.jpg

João Bernardo Sequeiros

João Bernardo Ferreira Sequeiros é Assistente Convidado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) e encontra-se a efetuar o doutoramento na mesma instituição. A sua principal área de investigação é cibersegurança, incluindo segurança de redes e de aplicações, criptografia, e Internet das Coisas, com um enfoque atual em modelação de ataques e de sistemas na Internet das Coisas.

Pedro Carvalho

Pedro Carvalho é professor em mobilidade no Centro Ciência Viva de Vila do Conde, onde desenvolve projetos de Arte e Ciência. É professor de Matemática do quadro de agrupamento da Escola Frei João de Vila do Conde.

É licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade de Évora, pós-graduado em Jogos e Complementos da Matemática pela Universidade Lusíada do Porto, pós-graduado em Dança Contemporânea – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), Porto e frequenta o mestrado em Artes Cénicas – Interpretação e Direção Artística (ESMAE).

É fundador/diretor/coreógrafo da Ventos e Tempestades – Associação Cultural, com sede em Vila do Conde, que desde 2011 desenvolve os projetos: Maratona de Dança; Relâmpago Projecto Educacional, Novos Ventos, Levante Outros Projetos, Companhia Ao Vento e FIS – Festival Internacional de Solos.

Tem colaborado/desenvolvido atividades nos serviços educativos do Teatro Municipal de Vila do Conde, Teatro Aveirense, Teatro Municipal da Guarda, Garret Cine-Teatro da Póvoa de Varzim, Quinta da Caverneira da Maia, Theatro Gil Vicente de Barcelos, entre outros.

Desde 2021 desenvolve a oficina A Dança e a Matemática, inserida no projeto A Dança e o Ensino Criativo – Play False associação cultural, com apresentações em todo o país.

pedro carvalho.jpg
640.jpg

Renato Boto

​Renato Emanuel Félix Boto, é Professor Associado no Departamento de Química e membro da Unidade de Investigação “CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde”, na Universidade da Beira Interior. A investigação que tem desenvolvido incide principalmente na área da Química Orgânica. Nos últimos anos tem sido responsável por lecionar Unidades Curriculares na área da Química Orgânica e na Química Medicinal, ambas com uma forte componente na área da Bioinformática, recorrendo com bastante frequência ao uso de programas computacionais, nomeadamente para o desenho de estruturas químicas, cálculo de propriedades e dados espetroscópicos. As suas publicações têm incidido principalmente na síntese de novos compostos corados com potenciais aplicações no tratamento do cancro recorrendo igualmente ao uso desses softwares.

Rogério Serôdio

Rogério Pedro Fernandes Serôdio é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI) e membro do Centro de Matemática e Aplicações da Universidade da Beira Interior (CMA-UBI). A investigação que tem desenvolvido incide principalmente na área de Álgebra Linear. Nos últimos anos tem sido responsável por lecionar Unidades Curriculares na área da Álgebra Linear e também de Análise Numéricas para os cursos de Biomédicas e Bioquímica. No último ano foi também responsável pelo curso de formação contínua Introdução ao LaTeX. As suas publicações têm incidido principalmente nos quaterniões/octoniões e na teoria dos permanentes.

47-RogerioSerodio-e1600901521492.jpg

Mesa Redonda

download.png
Imagem7.jpg

Pedro Ricardo Morais Inácio

Pedro Ricardo Morais Inácio é professor associado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI). Leciona unidades curriculares relacionadas com cibersegurança e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É atualmente Pró-Reitor para a Universidade Digital e Data Protection Officer (DPO) da UBI.
Tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática, obtidos na UBI em 2005 e 2009, respetivamente. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É membro sénior IEEE, associado ACM e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), onde lidera atualmente o grupo Network Applications and Services – Covilhã (NAS-Cv). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação e simulação assistida por computador. Tem cerca de 70 publicações em livros, revistas e conferências científicas internacionais com revisão por pares. Revê com frequência artigos para revistas IEEE, Springer, Wiley e Elsevier. É membro regular do Comité Técnico de diversas conferências e seminários de referência nacionais e internacionais, como a ACM SAC, a IEEE NCA, a IFIPSEC ou a ARES. É atualmente Editor Associado da revista IEEE Access.

Alípio Jorge é professor catedrático da FCUP e investigador do INESC TEC. É diretor do Departamento de Ciência de Computadores e Coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão. Fez sempre investigação em machine learning, incluindo programação em lógica indutiva, extração de padrões frequentes, sistemas de recomendação e processamento de linguagem natural. Esteve no lançamento dos mestrados em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (FEP) e em Ciência de Dados (FCUP), assim como da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (FCUP+FEUP). Foi sherpa por Portugal junto da Comissão Europeia e responsável pela redação do documento da Estratégia Portuguesa de Inteligência Artificial.

Alípio Jorge

Alipio Jorge.jpg
download.png
Assunção Flores.jpg

Maria Assunção Flores doutorou-se em educação na Universidade de Nottingham e é Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Foi visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Atualmente, é diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança e presidente do Conselho do Instituto de Educação. Desempenhou os cargos de chair do Board of Directors da International Council on Education for Teaching (ICET) e de Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). É diretora da European Journal of Teacher Education e diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice. É membro fundador e foi presidente da direção da Associação EstreiaDiálogos. Ensina e investiga no âmbito da formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade e trabalho docente, currículo e avaliação, tendo mais de 250 publicações nestes domínios. É ainda membro do Conselho Geral do IAVE,I.P. e do Conselho Nacional de Educação onde coordena a Comissão Especializada Permanente “Professores e outros profissionais da educação”. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação do ICET, na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2022, e pelo segundo ano consecutivo, integrou a lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, pela Universidade de Stanford (EUA) e pela Elsevier. Em 2023 foi galardoada com o prémio Michael Huberman da American Educational Research Association (AERA), a mais destacada associação internacional de investigação em educação.

Assunção Flores

João Preto Gomes

João Preto Gomes tem 30 anos de experiência na área da Internet, Sistemas de Informação e Segurança. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e trabalhou na Portugal Telecom, Sonae e Cisco. Atualmente é Diretor dos Serviços Avançados da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que inclui o Arquivo.pt (https://arquivo.pt/), a Nau – Sempre a Aprender (https://nau.edu.pt), Multimédia e o CERT da rede académica e científica portuguesa (https://www.fccn.pt/seguranca/rcts-cert/).

Imagem4.jpg

Espetáculo

roma-5_edited.jpg

Rogério Martins

Rogério Martins é professor e investigador na FCT NOVA. É doutorado em Matemática, na área de Sistemas Dinâmicos e Equações Diferenciais. É também o autor e apresentador do programa “Isto é matemática” na SIC Notícias, um programa dedicado à divulgação da Matemática, que já vai na 13ª temporada. É também a voz de muitos dos vídeos de matemática da Khan Academy Portugal. Apresentou dezenas de palestras e espetáculos de divulgação de ciência para escolas e público geral.

bottom of page